Bem-Estar #317: HPV e câncer de colo de útero: saiba como é o teste que vai substituir o Papanicolau
17/09/2025
(Foto: Reprodução) O câncer de colo do útero é um dos poucos tipos de câncer que tem prevenção. Isso porque existe vacina contra o vírus HPV, que é o principal vilão por trás desse câncer, responsável por 99% dos casos. E, agora, temos mais uma ferramenta importantíssima: o novo teste de DNA do HPV, disponível no SUS, que aumenta a precisão do rastreamento e dá mais segurança às mulheres.
No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres, atrás apenas do de mama e do de intestino. E, infelizmente, ainda provoca mais de 6 mil mortes por ano. Com a prevenção correta, a Organização Mundial da Saúde acredita que é possível eliminar o câncer de colo de útero como problema de saúde pública até 2030. Mas isso vai acontecer somente com vacina e exames em dia.
No podcast de hoje, vamos entender como funciona o novo teste de DNA do HPV, a diferença entre ele e o Papanicolau e quais são os desafios para a adesão à vacina do HPV.
Nossa convidada é a Dra. Andréa Gadelha Guimarães, oncologista clínica do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, o EVA, e do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica e do A.C. Camargo Cancer Center.
Arte/Bem Estar
Brasil supera média global na vacinação contra o HPV