Chevrolet Sonic: 'SUV do Onix' chega em 2026 e será fabricado em Gravataí
12/11/2025
(Foto: Reprodução) Chevrolet Sonic
divulgação/GM
A Chevrolet confirmou o lançamento de um novo veículo em um segmento inédito para a marca. Chamado de Sonic, o modelo resgata o nome que antes pertencia a um hatch similar ao Onix, mas agora será um SUV cupê produzido em Gravataí (RS).
“O novo modelo virá para complementar a gama de veículos da marca e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca, o dos SUVs cupês”, aponta Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
De acordo com a Chevrolet, o novo SUV será fabricado em Gravataí. A unidade gaúcha é uma das cinco fábricas da GM no Brasil e, atualmente, concentra a produção do Onix nas versões hatch e sedã.
Segundo Chamorro, a unidade de Gravataí passa por um processo de modernização para receber o Sonic. A produção em massa e o lançamento do novo SUV estão previstos para 2026.
A fábrica já produziu mais de 3 milhões de unidades do Onix, que se tornou o modelo mais fabricado pela marca no país. Ele superou o Chevrolet Corsa em agosto deste ano.
Chevrolet Sonic já existiu, mas era hatch
O antigo Chevrolet Sonic foi descontinuado pela fabricante americana no Brasil. Lançado em 2012, o modelo tinha como proposta ser um passo à frente do Onix. Diferente do hatch mais acessível, o Sonic foi importado inicialmente da Coreia do Sul e, depois, do México.
O Sonic usava a mesma plataforma GSV/Gamma II do Cobalt — também fora de linha no Brasil —, mas ainda utilizada na minivan Spin. O motor era um Ecotec 1.6 de 16 válvulas, com até 120 cv quando abastecido com etanol.
Se no motor o hatch empolgava, no porta-malas deixava a desejar: eram apenas 265 litros.
*Matéria em desenvolvimento.