Com Alceu, Priscila Senna, Nação Zumbi e foliões fantasiados, abertura do carnaval de Olinda reúne multidão na Praça do Carmo
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Priscila Senna e Alceu Valença na abertura do carnaval de Olinda, nesta quinta (12), na Praça do Carmo
A contagem regressiva para a abertura do carnaval de Olinda chegou ao fim nesta quinta-feira (12). O polo Erasto Vasconcelos, localizado na Praça do Carmo, deu início à programação da primeiro noite de folia com a Orquestra Henrique Dias.
Na sequência, Priscila Senna animou os foliões com seu brega romântico. Alceu Valença deu continuidade à festa ao subir ao palco fantasiado de pirata (veja vídeo acima). A noite foi encerrada com show da Nação Zumbi. Como a irreverência do folião não podia deixar de faltar, ainda teve a presença da lenda da "Perna Cabeluda" (saiba mais abaixo).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Com muito frevo, a Orquestra Henrique Dias recebeu convidados especiais durante a apresentação. Os cantores Ricardo Pessoa e Isadora Mello deram o tom da festa ao interpretar “Trombone de Prata” e “Frevo na Lapa”, clássicos do mestre Capiba.
A cantora Larissa Lisboa também participou da apresentação com sucessos já conhecidos do público como “Banho de Cheiro” e “Vampira”. Esta última contou com a presença de Juba, filho de Alceu Valença.
Em seguida, o frevo deu espaço ao brega com Priscila Senna. A artista apresentou músicas mais recentes, como “Campeões dos Piores”, e também sucessos consagrados, como “B.O.”, “Novo Namorado”, “Não Sabe” e “Alvejante”, que foram acompanhados em coro pelo público.
“Eu nasci no Recife, mas moro em Olinda. Toda a minha vida foi aqui, então tenho um pouquinho das duas [cidades] e me sinto muito orgulhosa por isso. Estar em mais um ano na abertura, ao lado de Alceu Valença e de outras atrações incríveis, é ainda mais especial para mim, é uma honra. Estou muito feliz e grata”, disse a cantora.
Priscila Senna também está entre as atrações da abertura do carnaval do Recife, que reúne espetáculo de maracatu, Lenine e João Gomes com o projeto “Dominguinho”, vencedor do Grammy 2025, ao lado de Jota.pê e Mestrinho.
LEIA TAMBÉM:
Veja fotos da abertura do carnaval 2026 no Recife e em Olinda
Recife abre carnaval com show de Lenine e espetáculo de maracatu no Marco Zero
Mas não demorou muito para o frevo voltar, mas, desta vez, na voz de Alceu Valença, que contagiou o público com os hits “Maluco beleza”, “Bom demais”, “Me segura senão eu caio”, Pirata José” e “Olinda”.
No palco, Alceu ainda deu destaque para sua turnê de celebração dos seus 80 anos. Com nome de “80 girassóis”, a turnê terá seu primeiro show no dia 15 de maio, no Recife, e tem datas confirmadas em Fortaleza e Belém.
Após o show, ao ser perguntado sobre o sentimento de abrir mais uma vez o carnaval de Olinda Alceu Valença resumiu: “energia, energia e energia”.
Priscila Senna e Alceu Valença na abertura do carnaval de Olinda, nesta quinta (12), na Praça do Carmo
Luan Amaral/g1
Nação Zumbi e "Perna Cabeluda"
E, encerrando a primeira noite de carnaval em Olinda, foi a vez de ouvir os clássicos da Nação Zumbi, com muita roda punk e a animação do público que resistiu até o último show no palco do Carmo.
No palco, o vocalista Jorge Du Peixe e companhia tocaram sucessos como “Macô, “Samba do lado”, “Manguetown” e “Banditismo”, que ainda recebeu uma homenagem do público.
Edna Jatobá, que estava curtindo o show, levou uma Perna Cabeluda para a Praça do Carmo e contou que estava ansiosa para ouvir a música que cita a lenda pernambucana.
“A gente já conhece essa lenda há muito tempo e o filme ‘Agente Secreto’ buscou na nossa infância, nos nossos medos, e agora virou brincadeira e aí eu achei interessante trazer a Perna Cabeluda para brincar o carnaval de Olinda”, completou.
Folião com fantasia de perna cabeluda na abertura do carnaval de Olinda, na Praça do Carmo
Luan Amaral/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias