Padre de Rio Preto pede 'ação renovadora' aos fiéis na quaresma; veja programação nas paróquias
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Padre de Rio Preto pede 'ação renovadora' aos fiéis na Quaresma
A quaresma, que se inicia nesta quarta-feira (18), é considerada por um padre de São José do Rio Preto (SP) como uma época de mudança interior e não apenas de repetição de tradições religiosas.
✝️A quaresma é o período de 40 dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Páscoa, conhecida por ser a data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, já que representa a ressurreição de Jesus Cristo. Na tradição cristã, é um tempo de reflexão, oração e penitência.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Padre Pedro Henrique Sant’Ana Machado de São José do Rio Preto (SP)
Pedro Henrique Sant’Ana Machado/Arquivo pessoal
Na região da Arquidiocese de Rio Preto, paróquias prepararam uma agenda com missas, procissões, vias-sacras, caminhadas penitenciais e momentos comunitários de oração distribuídos em diversos horários. Veja a programação abaixo.
O padre Pedro Henrique Sant’Ana Machado explicou que o sentido da quaresma vai além das tradições externas e deve simbolizar um convite à revisão de atitudes e comportamentos pessoais.
Para o sacerdote, práticas quaresmais como jejum, oração e caridade são importantes quando levam a uma transformação real da vida cotidiana. Como exemplo, ele cita o chamado do Papa Leão XIV ao “jejum de palavras ofensivas”.
“Cada um de nós precisa fazer o próprio exame de consciência e identificar o que precisa ser transformado, qual gesto irá configurar a Cristo e não ser uma ação supérflua. Por isso, a penitência é tão importante e necessária, mas varia de pessoa a pessoa, deve ser uma ação renovadora”, explica o padre.
O sacerdote destaca que a quaresma costuma provocar um movimento visível nas comunidades religiosas, com aumento da participação nas celebrações e atividades pastorais. Pedro Henrique salienta o resultado espiritual que ela pode gerar.
Pedro Henrique Sant’Ana Machado é pároco em Rio Preto (SP)
Pedro Henrique Sant’Ana Machado/Arquivo pessoal
Caminho até a Páscoa
Pedro Henrique ainda explicou que o objetivo não é sofrimento por si só, mas um processo espiritual que ajude o fiel a reviver os passos de Cristo e compreender o significado da ressurreição e do amor ao próximo.
De acordo com ele, a espiritualidade do período é sustentada por três práticas tradicionais:
Oração, como forma de aprofundar a relação com Deus;
Caridade, expressa em gestos concretos de solidariedade;
Penitência ou jejum, entendido como exercício de autocontrole e desapego.
Initial plugin text
⛪ Programação nas paróquias
Um guia, publicado no site da Arquidiocese, reúne a programação das paróquias de 26 municípios da região de São José do Rio Preto com celebrações especiais a partir da Quarta-feira de Cinzas. Entre as principais práticas previstas estão:
Missas em vários horários ao longo do dia nas matrizes e capelas;
Procissões penitenciais, muitas delas de madrugada ou ao amanhecer;
Via-Sacra às sextas-feiras (principal atividade quaresmal nas comunidades);
Missas penitenciais semanais em horários especiais, inclusive às 5h ou 6h;
Caminhadas de penitência e momentos de oração comunitária;
Retiros espirituais em datas específicas;
Novenas e celebrações temáticas.
Na Arquidiocese, a celebração de abertura será presidida pelo arcebispo às 9h na catedral, quando os fiéis recebem as cinzas como símbolo de conversão e reflexão sobre a vida.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz o tema “Fraternidade e Moradia”, com o objetivo de chamar atenção para a realidade habitacional do país.
🚶 Caminhada penitencial
A Paróquia Santa Luzia em Mirassol (SP), localizada no bairro Regissol, prepara uma programação especial para o início da quaresma. A comunidade católica é convidada a participar da Caminhada Penitencial nas madrugadas, saindo sempre da igreja em um movimento de oração.
De acordo com a organização, a caminhada terá início já na Quarta-feira de Cinzas, com saída marcada para as 3h30. A partir do dia seguinte, o encontro passa a acontecer de segunda a sexta-feira, às 4h, durante todo o tempo quaresmal.
Ao longo do trajeto, os fiéis rezarão juntos o Santo Rosário. A proposta é que a atividade penitencial ajude os participantes a viverem com mais profundidade o período que antecede a Páscoa, marcado tradicionalmente por oração, jejum e caridade.
A Paróquia Santa Luzia reforça que a Caminhada Penitencial é aberta a toda a comunidade. Os organizadores pedem que cada participante leve o seu terço e chegue com antecedência ao local de saída, na igreja de Santa Luzia, em Mirassol.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM