Pano de prato: saiba como lavar e deixar branquinho
26/12/2024
Segredo está no produto escolhido para lavar e no cuidado com a preservação do objeto. Pano de prato: saiba como lavar e deixar branquinho
Karolina Grabowska/Pexels
Você é o tipo de pessoa que adora ter panos de prato branquinhos expostos pela cozinha? E, para isso, precisa esfregar, esfregar e esfregar até aquele amarelado finalmente sair do tecido?
Existem formas mais práticas de desencardir os panos do que na força bruta – e mais delicadas do que usando água sanitária.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
O Guia de Compras conversou com Humberto Celante, o profissional de limpeza que divulga sua rotina no perfil HumDiarista nas redes sociais.
Vale lembrar que, para manchas antigas, de muitos meses ou anos, as dicas podem não funcionar, porque o tecido já incorporou a mancha.
Qual é o melhor método para lavar o pano de prato?
Para Celante, a melhor coisa é deixar de lado as “receitinhas caseiras” e fugir dos produtos com cloro, como a água sanitária.
“Durante muito tempo usei água sanitária, mas o uso recorrente enfraquece as fibras do tecido e diminui a vida útil dele, por isso parei de usar”, conta o profissional. Por isso, apesar de ser uma opção, a água sanitária pode ser prejudicial se usada em proporções erradas.
Segundo o diarista, é necessário diluir apenas 20 ml do produto em 1 litro de água para lavagem de roupas – se for fazer em casa, confirme as medidas no rótulo do produto e faça só de vez em quando, para amenizar os efeitos negativos.
Já os alvejantes sem cloro costumam conter o princípio ativo peróxido de hidrogênio na composição. “Hoje em dia compro produtos como o percarbonato de sódio, que têm peróxido de hidrogênio. Ele alveja como cloro e tem o poder de desengordurar sem danificar as fibras do tecido”, diz Celante.
“Por isso, você pode usar em panos de prato com cores. O cloro é só nos brancos, senão pode manchar”, completa.
Como usar percarbonato de sódio
O produto é em pó e deve ser diluído em água nas doses informadas pela fabricante no rótulo. Celante dá a dica de usar água quente e deixar os panos em imersão – o famoso molho – para depois irem à máquina de lavar.
“A água em alta temperatura ‘amolece’ a sujeira. O produto tem dificuldade de combater a sujeira fria, porque ela está rígida”, explica o profissional.
Quando lavar os panos de prato
Celante indica lavar os panos no mínimo uma vez por semana, principalmente se ficam úmidos com muita frequência. “Se a pessoa seca muita louça, tem que lavar rápido, porque senão facilita a proliferação de bactérias”, afirma.
Também não use o pano para limpar restos de alimentos e, se usar, lave-o imediatamente.
Uma dica para preservar melhor os panos é organizá-los na gaveta de forma a evitar usar sempre os mesmos.
“Geralmente a pessoa guarda os panos em pilha, então acaba sempre usando os primeiros 2 ou 3 que estão em cima”, diz Celante. “Eu faço uma dobra para colocar um do lado do outro, como se fossem envelopes. Quando eu vou pegar, eu tiro o da frente e depois guardo atrás, assim ajuda a preservar os panos”, conta.
Abaixo, veja alguns produtos para ajudar a limpar seu pano de prato, assim como opções de modelos festivos. Os itens custavam entre R$ 5 e R$ 65, quando consultados em dezembro nas principais lojas da internet.
Bacia plástica 25L Astra com alças laterais
Bacia plástica 27,5 litros Sanremo
Kit pano de pratos 3 peças Arte e Tear
Pano de prato Dohler
Toalha de natal Le Biscuit
Água sanitária Super Candida 2 litros
Alvejante sem cloro Barbarex 5 litros
Percarbonato de sódio 1kg
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.