Polícia apreende aves por maus-tratos e aplica multa de R$ 30 mil a homem em Hortolândia
22/06/2026
(Foto: Reprodução) Polícia Ambiental apreendeu aves no Jardim Amanda, em Hortolândia (SP)
Polícia Militar Ambiental
A Polícia Militar Ambiental (PMAmb) apreendeu, nesta segunda-feira (22), nove aves por maus-tratos e aplicou multa de R$ 30,5 mil a um homem no Jardim Amanda, em Hortolândia (SP). De acordo com a corporação, o infrator não tinha autorização ou licença para manter os animais em cativeiro.
A fiscalização foi motivada por uma denúncia anônima sobre pássaros em cativeiro. Ao chegar no local, os agentes encontraram as aves em condições inadequadas de bem-estar, com recipientes de água sujos, ausência de alimentação em alguns viveiros e acúmulo excessivo de fezes.
Além disso, os animais precisam de uma autorização ou uma licença para serem mantidos em cativeiro, o que o homem não tinha. Ao todo, nove aves foram apreendidas:
Um papagaio;
Dois sabiás-laranjeira;
Duas aves da espécie "encontro";
Um pássaro-preto;
Um coleirinho;
Dois canários-do-reino, considerados espécie exótica.
Animais ficavam pendurados em gaiolas na casa
Polícia Militar Ambiental
O infrator foi autuado e recebeu multa de R$ 30,5 mil. Ele ainda responderá por maus-tratos à fauna silvestre e pela manutenção em cativeiro de espécimes da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental competente.
As aves apreendidas foram destinadas a um instituto em Limeira (SP) para cuidados e providências cabíveis.
Agora no g1
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas