Quaest: 53% dos moradores do RJ aprovam gestão Cláudio Castro; 40% desaprovam
02/11/2025
(Foto: Reprodução) Quaest: 53% dos moradores do RJ aprovam gestão Cláudio Castro; 40%, desaprovam
Uma pesquisa Quaest divulgada neste domingo (2) mostra que a aprovação do governador Cláudio Castro (PL) subiu 10 pontos percentuais entre agosto e o fim de outubro, após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha.
No mesmo período, a aprovação do governo entre os que o reprovam oscilou de 41% para 40%, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais. Já a parcela de pessoas que não souberam ou não responderam foi de 16% para 7%.
Veja abaixo os números:
Aprova: 53%
Desaprova: 40%
NS/NR: 7%
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a alta no índice de aprovação está relacionada à percepção da população do Rio de que a operação teve como foco principal o combate às facções criminosas (veja mais abaixo), mais do que outros objetivos:
"A melhora na aprovação do governador aconteceu porque a maioria dos cariocas acreditam que a operação foi autorizada para combater o crime organizado (54% da população), não como uma ação para ganhar popularidade. Se fosse em período eleitoral, as percepções poderiam ser diferentes", diz o cientista político.
A pesquisa também aponta que a avaliação da política de segurança pública do governo Cláudio Castro melhorou no período: a aprovação subiu de 22% em agosto para 39% no final de outubro.
"Se a operação não conseguiu melhorar a sensação de segurança da população, provocou uma mudança muito significativa na avaliação do trabalho do governo do estado na segurança pública: avaliação positiva passou de 22% para 39% entre agosto e outubro", diz Nunes.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 30 e 31 de outubro, por meio de entrevistas domiciliares presenciais. Ao todo, foram ouvidas 1,5 mil pessoas com 16 anos ou mais, residentes em diferentes regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A megaoperação das polícias Civil e Militar terminou com 121 mortos, incluindo quatro policiais. A ação, que foi a mais letal da história do estado e mobilizou centenas de agentes das forças de segurança, foi amplamente divulgada e conhecida por 98% dos entrevistados.
54% acham que o governador ordenou operação para combater o crime organizado e 40% acham que foi para ganhar popularidade
Mais de 50% da população do estado do Rio acreditam que Cláudio Castro quis combater a criminalidade ao ordenar a ação da última terça-feira (28):
Veja os números:
Combater o crime organizado: 54%
Fazer uma ação para ganhar popularidade: 40%
Outro motivo (Esp.): 2%
NS/NR: 4%