Roubo de joias reconhecidas na TV e arrastão milionário em prédio de alto padrão têm suspeitos em comum
Presos em operação contra roubo de joias chegam a Ribeirão Preto
O roubo de joias que acabariam reconhecidas em um programa de TV e um arrastão milionário em um prédio de alto padrão no Centro de Ribeirão Preto (SP), em setembro, têm pessoas investigadas em comum, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público.
A informação foi confirmada nesta terça-feira (18) durante a Operação Midas, que investiga uma organização criminosa focada em roubos de joias em todo o estado de São Paulo. O esquema foi revelado pelo Fantástico em setembro.
Apesar de considerarem uma possível correlação entre os crimes, as autoridades não detalharam se as pessoas presas nesta terça-feira estão entre as suspeitas de participar do crime no condomínio.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
"O que estamos apurando é que há uma associação, essa associação nem sempre são os mesmos elementos, e por isso vamos fazer essa identificação quanto a mais de uma pessoa em ambos os delitos", disse a promotora de Justiça Ethel Cipele.
Imagens mostram detalhes do 'arrastão' em prédio de Ribeirão Preto (SP).
Reprodução/EPTV
Ao todo, a força-tarefa cumpriu cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão. Uma mulher, a técnica de enfermagem Thayna Yasmin Silva Porto, foi presa em Ribeirão Preto, enquanto dois homens foram detidos na capital paulista e um no Guarujá (SP). Além deles, um segundo alvo em Ribeirão Preto não foi encontrado e é considerado foragido.
Entre os crimes cometidos pela quadrilha, segundo a Polícia Civil, está um assalto a uma casa no bairro Ribeirânia em maio deste ano. Após cortarem a cerca, três homens invadiram o imóvel, onde estavam um casal de idosos, o filho e uma funcionária.
Foram levadas cerca de 300 peças, incluindo um colar de ouro e diamantes, comprado há mais de 20 anos, reconhecido pela esposa da vítima enquanto era vendido ao vivo pelo programa "Mil e Uma Noites", do Paraná. A família passou a acompanhar a programação e identificou outras peças roubadas sendo comercializadas.
Mulher presa em Ribeirão Preto durante operação contra roubo de joias
Patrícia Bonelli/EPTV
Arrastão no Centro de Ribeirão Preto
De acordo com Santiago Netto, parte dos integrantes dessa quadrilha está relacionada ao assalto ocorrido em 24 de setembro em um edifício de alto padrão de Ribeirão Preto.
Duas semanas antes, a quadrilha alugou um apartamento no mesmo prédio de 14 andares e utilizou disfarces para render prestadores de serviço e moradores e invadir seis apartamentos no Centro da cidade.
LEIA TAMBÉM
Região de Ribeirão Preto virou alvo de roubos milionários de joias no último ano; relembre casos
Polícia Civil prende 9º suspeito de participação no arrastão a prédio no Centro de Ribeirão Preto
Quadrilha com perucas rende moradores, invade apartamentos e rouba dinheiro e joias em Ribeirão Preto; VÍDEO
Roubo de joias: operação prende em SP suspeitos de esquema que envolvia programa de TV
Polícia investiga se pessoas próximas de família vítima de roubo passaram informações privilegiadas sobre joias
O grupo fugiu com joias, celulares, dinheiro, entre outros objetos, e deixou um prejuízo de mais de R$ 4 milhões, segundo estimativa da Polícia Civil. Pelo menos 11 pessoas participaram do crime, sendo que nove suspeitos foram presos.
Idoso de 94 anos, surdo, foi alvo de assaltantes em prédio de Ribeirão Preto (SP).
Reprodução/EPTV
Entre os considerados foragidos está Júlia Moretti, de 21 anos, moradora de Araçatuba (SP) e apontada pelas investigações como a responsável por ter alugado o apartamento para facilitar a ação da quadrilha.
Ela é a única que apareceu sem esconder o rosto nas imagens de câmeras de segurança que registraram toda a ação.
Quadrilha roubou apartamentos em prédio de Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e FrancaFONTE: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/11/18/roubo-de-joias-reconhecidas-na-tv-e-arrastao-milionario-em-predio-de-alto-padrao-tem-suspeitos-em-comum-diz-delegado.ghtml