Sem prazo para reabertura, elevador turístico de Piracicaba segue desativado há mais de um mês

  • 23/06/2026
(Foto: Reprodução)
Mesmo após reparos, Elevador do Mirante do Rio Piracicaba continua fechado Moradores e turistas estão sem acesso ao Elevador do Mirante de Piracicaba (SP) há mais de um mês. Desde maio, pelo menos, a estrutura, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, segue fechada. No fim de abril, o local foi alvo de vandalismo e furto de fiação elétrica. Com isso, o elevador parou de funcionar. A promessa era que o problema fosse resolvido em cerca de sete dias. O conserto foi feito, mas depois de uma semana, o ponto turístico foi fechado. Siga o g1 Piracicaba no Instagram Com 24 metros de altura, a escada do equipamento turístico tem 140 degraus. O elevador oferece vista privilegiada do Rio Piracicaba e de parte da cidade. Elevador Turístico de Piracicaba segue fechado há mais de um mês, sem prazo para reabertura Claudia Assencio/g1 A Prefeitura de Piracicaba afirmou que os serviços de reparos do espaço seguem em execução. Veja nota completa, abaixo, na reportagem. A moradora Stefani Oliveira criticou a situação. "Eu acho um absurdo porque é um dos pontos turísticos da cidade e não tem como aproveitá-lo se está fechado", disse. O operador de máquinas, Leandro Soares, também lamentou a falta de acesso ao elevador. "É bem ruim porque a cidade é turística. O visitante vem para conhecer e está sempre parado", comentou. Furto de fiação No dia 21 de abril, o g1 publicou uma reportagem informando que o elevador turístico não estava funcionando devido ao furto de fios de energia e ponte de acesso estava sem iluminação. A situação impede o passeio de pessoas com mobilidade reduzida. "Minha mãe participa da classe de PCD, ela precisa de um elevador para poder subir [...] a gente fica insatisfeito, fica triste", contou a médica Letícia Oliveira, que veio de Cuiabá (MT) com a família, na época. Elevador Turístico Alto do Mirante Prefeitura de Piracicaba O que diz a prefeitura? Procurada, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, informou que os serviços de reparo e manutenção do elevador turístico Alto do Mirante "continuam em execução", para que a atração turística retorne ao funcionamento normal ao público. "Após o furto da fiação do equipamento, foram iniciados os procedimentos de recuperação do mesmo. A Prefeitura fez a reposição dos fios e concretagem do espaço que os acomoda, para evitar outros furtos", disse em nota. A prefeitura informou ainda que empresa responsável pela manutenção especializada do elevador foi acionada e identificou a necessidade de troca de peças e agora aguarda a chegada dos elementos para finalização do serviço. "Manter o elevador aberto apenas pela escada torna o equipamento não acessível a todos os públicos, portanto, a Secretaria de Turismo optou por mantê-lo fechado até ter todos os reparos e trocas de peças finalizados", concluiu. VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba

FONTE: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2026/06/23/sem-prazo-para-reabertura-elevador-turistico-de-piracicaba-segue-desativado-ha-mais-de-um-mes.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes