Sepse e câncer de próstata: entenda o quadro que levou à morte de Ney Latorraca
26/12/2024
Câncer na próstata foi diagnosticado em 2019. Na época, Ney foi operado e retirou a próstata. A doença voltou em agosto deste ano, já com metástase. Ney Latorraca estava internado para tratar um câncer
O ator Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26) aos 80 anos. Ele lutava contra um câncer de próstata e foi acometido por uma sepse pulmonar. A próstata é uma pequena glândula localizada na parte inferior do abdômen dos homens.
O câncer na próstata foi diagnosticado em 2019. Na época, Ney foi operado e retirou a próstata. A doença voltou em agosto deste ano, já com metástase.
⚠️Abaixo, entenda resumidamente os 4 termos que explicam o quadro:
Próstata: Parte do sistema reprodutor masculino, tem o tamanho de uma noz e fica na pélvis, abaixo da bexiga. Ele envolve a uretra - o tubo que leva a urina para fora do corpo através do pênis.
Câncer: O câncer é o crescimento celular anormal e descontrolado. Mas na próstata, geralmente se desenvolve lentamente.
Metástase: É quando as células cancerígenas se desprendem do tumor original e se espalham para outras partes do corpo. No caso do câncer de próstata, as metástases costumam atingir ossos, linfonodos (gânglios linfáticos) ou outros órgãos, agravando o quadro clínico.
Sepse: É uma resposta inflamatória grave do organismo a uma infecção. A sepse ocorre quando a infecção se espalha pelo corpo, desencadeando uma reação descontrolada do sistema imunológico que pode levar à falência de órgãos.
LEIA TAMBÉM: Câncer de próstata: quando o homem realmente deve fazer os exames preventivos?
A próstata fica localizada entre o reto e a base do pênis
Getty Images
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Sepse pulmonar
De acordo com o comunicado sobre a morte, ele foi acometido por uma sepse pulmonar.
Sepse (ou sépsis ou septicemia) é uma resposta sistêmica do organismo a uma infecção, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários.
Normalmente, o sistema imunológico entra em ação para atacar a infecção e impedi-la de se espalhar. Mas, se ela consegue avançar pelo corpo, a defesa do organismo lança uma resposta inflamatória sistêmica na tentativa de combatê-la e o sistema imunológico pode entrar em colapso porque, ao combater uma infecção, passa também atacar outras partes do próprio corpo.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a sepse como a principal causa de morte evitável no mundo, com 11 milhões de óbitos ao ano. É como se uma pessoa morresse por conta da doença a cada 2,8 segundos, de acordo com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).
Vacina brasileira contra câncer de próstata começa a ser testada nos EUA
Quais são os sintomas de sepse?
A organização britânica UK Sepsis Trust, que se dedica a informar sobre a doença e a ajudar pacientes, lista sintomas que devem servir de alerta:
Fala comprometida, arrastada ou tontura;
Tremores extremos ou dores musculares;
Baixa produção de urina (passar um dia sem urinar);
Falta de ar grave;
Pele manchada ou pálida;
Confusão mental ou, em alguns casos, perda de consciência;
Diarreia, enjoos ou vômito.
Já os sintomas em crianças pequenas incluem:
Aparência manchada, azulada ou pálida;
Muito letárgico ou com dificuldade para acordar;
Pele muito fria;
Respiração muito rápida;
Mancha cutânea que não desaparece quando você a pressiona;
Convulsão.
LEIA TAMBÉM: Veja FOTOS da carreira do ator
Initial plugin text
Ney Latorraca 'era um gigante entre nós', diz Tony Ramos